quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Glossário


Parece que estamos falando grego? Está tendo dificuldade de entender certos termos usados no blog? Confira o nosso glossário!

Esse glossário é um tanto extenso, sendo organizado em ordem alfabética, com os termos em inglês listados primeiro, quando houver. Dê um Ctrl + F ou outro comando de busca do seu navegador se estiver com dificuldade de achar um termo nessa lista.

Ability/Habilidade (Pokémon): Refere-se a habilidade especial que de um  card Pokémon. No geral, os efeitos de habilidades podem ser executados várias vezes durante o turno, ou mantém efeitos constantes.

Active Pokémon/Pokémon Ativo (Pokémon): refere-se ao Pokémon que fica à frente da linha de combate (que pode atacar, e que no geral é alvo dos ataques). Esse termo também pode ser referido como Pokémon Defensor/Defending Pokémon, ou Pokémon Atacante/Attacking Pokémon quando é do oponente.

Alvo (Magic): O objeto de uma mágica ou habilidade.

Anular (Magic): Quando uma mágica é anulada, ela é removida da pilha e seus efeitos não ocorrem.

Artefato (Magic): Um tipo de card que representa objetos. Ele fica no jogo depois de conjurado, o que faz dele uma permanente (veja abaixo).

Atacar (Magic): Usar uma criatura para atacar seu oponente durante a fase de combate.

Aura (Magic): Um subtipo de encantamento. As auras são anexadas às permanentes no jogo.

Basic Pokémon/Pokémon Básico: São cards de Pokémon que podem ser colocadas diretamente como ativos no inicio do jogo, e que respeitando os cards em campo podem ser colocadas no banco a qualquer momento antes do encerramento do turno.

Bench/Banco (Pokémon): É a área destinada a colocar até 5 Pokémon (a menos que outro card diga o contrário). Todo o Pokémon que não é o ativo é chamado de Pokémon do Banco. Apesar de não poderem atacar ou recuar, esses Pokémon podem no geral, utilizar de Habilidades.

Bloquear (Magic): Quando uma criatura é usada para interceptar um ataque.

Booster: Pacotinho que contém um determinado número de cards aleatórios de uma coleção. É uma das principais formas de aquisição de cards.

BREAK card/Cards Turbo (Pokémon): São cards que funcionam semelhante a uma evolução na questão de regras para evoluir. Esses cards são postos sobre a imagem do Pokémon correspondente e no geral, além de aumentarem o HP/PS, também fornecem novas habilidades ou ataques. Esses cards mantem os ataques, habilidade, fraqueza, resistência e custo de recuo de sua pré-evolução.

Card: Unidade basilar do TCG, necessária à composição de decks. Cada card possui uma ilustração além do texto que descreve seus efeitos em jogo.

Cemitério (Magic): O monte de descarte.

Coin/Moeda: Randomizador usado para determinadas ações em alguns TCGs.

Commander (Magic): Formato de jogo no qual cada jogador escolhe uma criatura lendária para ser o "comandante" e cria um deck com 99 cards baseados naquela criatura.

Construído (Magic): Um termo geral para qualquer formato de jogo que exija que os jogadores construam decks de suas coleções antes do jogo.

Controle/Controlador (Magic): Controle determina quem pode usar um card específico durante o jogo. Normalmente, você controla todos os seus cards. O controlador de um card é o jogador que o está controlando atualmente.

Counter: Refere-se a um card que é utilizada estrategicamente para lidar diretamente com alguma ameaça.

Criatura (Magic): Um dos tipos de card, que representa várias criaturas conjuradas para entrarem em combate.

Custo de mana (Magic): O custo listado no canto superior direito da maioria dos cards.

Custo de mana convertido (Magic): A quantidade total de mana nos custos de um card, independentemente da cor. Se o card custa 2B, seu custo convertido de mana é 3.

D20 (Magic): refere-se a um dado de vinte lados que é utilizado na representação dos pontos de vida do jogador. Esse dado contém os números em ordem sequencial, e não aleatória, então não pode ser usado como randomizador.

Damage Counters/Contadores de Dano (Pokémon): São as representações de quanto dano o Pokémon em específico possui. Geralmente coloca-se dados em cima dos cards, ou contadores oficiais presentes em produtos Pokémon TCG.

Damage/Dano (Pokémon): Quando o Pokémon Ativo ataca, geralmente, esse ataque gera alguma quantidade específica de dano, que são divisíveis por 10 para cada contador de dano.

Dano de combate (Magic): Dano causado pelo poder de uma criatura.

Dano letal (Magic): O dano igual ou maior do que a resistência de uma criatura é dano letal.

Dead Draws: Comprar um card que seja inútil para situação.

Deck Archetype/Arquétipo do deck: é referente a uma base utilizada para construção do deck. Geralmente envolve o nome de uma ou dois cards principais.

Deck Meta/Metagame: São os decks ou cards que, no geral, estão entre os primeiros lugares dos torneios. São as estratégias mais utilizadas e mais competitivas na rotação, conforme o formato escolhido.

Deck Rogue: São decks ou estratégias pouco convencionais ou ignoradas na rotação e formato determinado. Esses decks tem vantagem de pegar o oponente desprevenido, além de também serem mais baratos, em virtude de não utilizar de tantos cards do metagame.

Deck Selado: Cada jogador abre seis boosters e compete com um deck de 40 cards tirados desses boosters.

Deck: Conjunto de cards necessário para jogar uma partida de TCG. Normalmente esse número fica em torno de 60 cards, sendo que Pokémon é o único TCG abordado no blog que exige exatamente 60 cards no deck.

Destruir (Magic): Quando uma permanente é destruída, ela é movida do campo de batalha para o cemitério de seu dono.

Desvirar (Magic): Devolver um card para a posição normal, vertical.

Dice/Dado: refere-se a um dado de seis lados (d6) que também é utilizado, e no geral preferível, como moeda (resultado de cara ou coroa). Todo o resultado cara é representado pelos números pares, enquanto todo o resultado coroa é representado pelos números ímpares. Nas competições oficiais e sancionadas, o dado deve obrigatoriamente ter cantos arredondados (para rolar melhor) e ser levemente transparente ou translúcido (para que oponente possa visualizar ambos os lados e não acha nenhum tipo de trapaça).

Discard Pile/Pilha de Descarte (Pokémon): É o local específico que fica abaixo do baralho/deck, onde os cards utilizadas como Treinadores, Suportes, Pokémon Nocauteados são postos. A pilha de descarte deve obrigatoriamente ter os cards viradas para cima e podem ser acessadas por ambos os jogadores a qualquer momento da partida.

Donk (Pokémon): Refere-se a uma expressão de quando o Pokémon ativo é nocauteado no primeiro turno e não há outros Pokémon no banco.

Draw/Comprar: Refere-se ao ato de retirar um card do deck e colocá-lo na mão. Em Pokémon também é possível retirar prêmios e colocá-los na mão.

Encantamento (Magic): Um tipo de card que representa um estado mágico colocado no campo de batalha.

Energy Card/Cards de Energia (Pokémon): São cards a serem ligadas nos Pokémon e que permitem o mesmo a atacar.

Entre-turnos (Pokémon): O período que há entre o fim do turno do jogador e o inicio do turno do oponente. Geralmente não acontece nada durante esta etapa, mas ela existe para o caso de algo ter acontecido naquele momento. Por exemplo, Pokémons envenenados perdem 10 HP no entre-turnos.

Etapa de combate (Magic): A etapa do jogo onde é permitido atacar.

Exilar (Magic): A maioria dos cards vai para o cemitério quando é destruído, mas um card exilado é removido do jogo completamente.

Failed search: Refere-se quando algum jogador joga um card que permite ele buscar outro do deck, todavia ele não pega/encontra o card.

Fase principal (Magic): Uma das fases do turno. A fase principal permite que você conjure mágicas e criaturas.

Fase principal pós-combate (Magic): Uma das fases do turno. Ela permite as mesmas ações que a Fase principal, mas ocorre após a fase de combate.

Ficha (Magic): Um objeto de jogo que não é um card mas age como um. Normalmente gerado por um efeito de mágica.

Field/Campo: a área do jogo, contendo parte dos cards que podem ser usadas durante o turno (a outra parte fica na mão do jogador).

First strike/Iniciativa (Magic): quando uma criatura com iniciativa bloqueia ou é bloqueada, ela causa dano primeiro antes da outra, se ambas tiverem iniciativa, as duas causam dano ao mesmo tempo.

Flying/Voar (Magic): É difícil bloquear uma criatura com voar. Se ela estiver atacando, apenas criaturas com voar ou com alcance poderão bloquear.

Formato Expandido/Expanded (Pokémon): O formato Expandido/Expanded também é utilizado para torneios sancionados oficialmente. Esse formato utiliza de coleções mais recentes até coleções um pouco mais antigas, conforme as rotações.

Formato Ilimitado/Unlimited: Esse formato permite que os jogadores utilizem de quaisquer cards oficiais para jogarem as partidas. Torneios com esse formato são raros.

Formato Padrão/Standart (Pokémon): O formato Padrão/Standart, também chamado de Formato Modificado por alguns players, é comumente utilizado para torneios sancionados oficialmente. Esse formato utiliza das coleções mais recentes, conforme as rotações.

GG: É uma sigla para “Good game”. Algo como “Bom jogo”.

Grimório (Magic): O deck de um jogador.

Habilidade (Magic): As palavras na caixa de texto de um card que descrevem o que o card faz

Habilidade ativada (Magic): Toda vez que uma habilidade requer algum tipo de ação de sua parte, você tem uma habilidade ativada. Normalmente, elas são escritas no formato "Custo: Efeito".

Habilidade desencadeada (Magic): Uma habilidade que acontece quando eventos específicos do jogo ocorrem. Ela usa "quando" "toda vez que" ou "no".

Hand/Mão: Refere-se a quantidade de cards na mão do jogador ou do oponente com as quais, cada um executa suas jogadas.

Haste/Ímpeto (Magic): Esta criatura está apta a atacar a partir do momento em que um jogador recebe controle da mesma. Criaturas com esta habilidade não são afetadas por Enjoo de Invocação.

Hexproof/Resistência à magia (Magic):Uma criatura com resistência à magia não pode ser alvo de mágicas nem de habilidades controladas por seus oponentes.

Hit Points (HP)/Pontos de Saúde (PS) (Pokémon): representa a quantidade de contadores de dano a qual o Pokémon consegue suportar. A quantidade de dano igual ou maior ao número de HP/PS representa que o Pokémon foi nocauteado.

Item Card/Item (Pokémon): são os cards de Treinadores que podem ser utilizados à vontade e se possível.

Jank: É um termo para designar um card que é inútil ou pouco efetiva durante alguma partida ou campeonato.

Jogador ativo: O jogador que está agindo no turno atual.

Jogador defensor (Magic): Quando uma criatura ataca um jogador, ele se torna o jogador defensor.

Judge/Juiz: É um cargo ocupado por uma pessoa que é conhecedora das regras e estratégias do TCG e que é responsável por administrar as regras do torneio.

Knock Out/Nocautear (Pokémon): representa uma quantidade de contadores de dano igual ou maior ao número de HP/PS representado no card do Pokémon. Após ser nocauteado o Pokémon é colocado na pilha de descarte.

KO (Pokémon): Nocauteado.

Landwalk/Travessia de Terreno (Magic): esta criatura é não pode ser bloqueada se o oponente controlar um terreno do qual ela tenha travessia. Esta habilidade funciona com sub-tipos e super-tipos de terreno; assim, uma criatura tanto pode ter Travessia de Montanha como Travessia de Terreno não-Básico, independente dos outros sub-tipos ou super-tipos do terreno.

Legacy/Legado (Magic): Formato que permite cards de todas as coleções válidas, mas bane certos cards para manter o nível de poder.

Life link/Vínculo com a vida (Magic): Toda vez que essa criatura causar dano, você ganha a mesma quantidade em pontos de vida. (A criatura causa dano igual o seu ataque e não a resistência da criatura/oponente alvo)

Limitado (Magic): Um termo geral para qualquer formato de jogo no qual o jogador recebe um número limitado de cards para construir o deck.

Linha X-X-X (Pokémon): esse termo refere-se a uma linha de evolução de algum Pokémon específico (Básico-Estágio 1-Estágio 2). É comum alguns jogadores citarem frases como “eu prefiro usar uma linha 4-3-2 de Garchomp” ou “Mude para uma linha 3-2-2 de Zubat”. A “linha” segue a ordem de evolução da esquerda para a direita. Ou seja, nos exemplos acimas os jogadores estariam sugerindo 3x Zubat’s , 2xGolbat’s, e 2x Crobat’s e assim por diante.

Lock: Refere-se ao ato de travar o oponente, impedindo que ele realize certas jogadas. Essa expressão se estende em muitos níveis, podendo variar de cards que travam tanto o player quanto o oponente, cards que travam somente o oponente, e até mesmo situações em finais de jogo, esperando um Over Deck/Deck Out.

Lucksack: refere-se a uma expressão como “sortudo”.

Mágica (Magic): Pode ser qualquer card na pilha.

Mana (Magic): A energia mágica de que cada mágica precisa para ser conjurada. Normalmente é extraída de terrenos.

Manutenção (Magic): Entre a etapa de "desvirar" e "compra", ocorre a fase de manutenção. Geralmente não acontece nada durante esta etapa, mas ela existe para o caso de algo ter acontecido naquele momento. Por exemplo, um card permanente pode dizer "No início de sua manutenção o jogador alvo ganha 1 ponto de vida." Isso acontece após desvirar, mas antes da compra.

Marcador (Magic): Algumas vezes uma criatura recebe marcadores do tipo "+1/+1" sobre ela, e moedas ou outros artigos são usados como sinalizadores sobre o card. Cada marcador +1/+1 aumenta o poder e a resistência da criatura em 1. Esses marcadores são eliminados quando o card for destruído ou retornar para a mão de seu dono.

Match/Partida/Jogo: refere-se a um jogo de TCG entre dois jogadores.

Mega Evolution card/Card de Mega Evolução (Pokémon): São cards Pokémon que são utilizadas como evolução para Pokémon EX. Ao Mega-evoluir o seu Pokémon, o seu turno imediatamente se encerra, a menos que outro card diga ao contrário. Nocautear esses cards também rendem dois Prize Cards.

Mill/Milling/Millar: É um termo que representa mandar cards diretamente do deck (geralmente, do oponente) para a pilha de descarte.

Misplay: Errar uma jogada (Seja ligar energia no Pokémon errado, ou esquecer de ligar a energia do turno, usar o ataque errado, esquecer de deixar reserva de mana para usas Magia Instantânea, atacar com uma criatura errada,  etc).

Modern (Magic): Os cards da Coleção Básica Oitava Edição e de Mirrodin até as coleções atuais são válidos neste formato. Novamente, os decks precisam ter um mínimo de sessenta cards e podem ter uma reserva de até quinze cards.

Mulligan (Magic): Quando você compra 7 cards da mão inicial e você considera eles ruins, você pode optar por embaralhar seus cards da mão de volta no deck e comprar uma nova mão, pegando um card a menos por cada vez.

Mulligan (Pokémon): Quando você compra 7 cards da mão inicial e nenhuma delas é um Pokémon Básico, tendo que re-embaralhar o deck e compra 7 novos cards.

Net-decking: É uma expressão para quem copia um deck exatamente igual, card por card.

OHKO (Pokémon): Nocauteado com apenas um ataque.

Opening Hand/Mão inicial: As 7 primeiros cards compradas no inicio do jogo.

Over deck/Deck out: Quando os cards do deck chegam a zero e é necessário comprar um card no início do turno. É uma condição de derrota presente na maioria dos cards games, e em todos os cardgames abordados no blog.

Palavra-chave de habilidade (Magic): Algumas habilidades são usadas com tanta frequência que uma palavra-chave foi adicionada. Exemplos são "Voar" e "Iniciativa".

Permanente (Magic): Um termo geral para todos os cards que permanecem no campo de batalha após serem conjurados.

Pilha (Magic): O sistema que determina a ordem de jogo quando os jogadores desejam fazer algo ao mesmo tempo. As habilidades e mágicas são "empilhadas" e resolvidas a partir do último card jogado.

Poder (Magic): O primeiro número no canto inferior direito de todos os cards de criatura. É a quantidade de dano de combate que a criatura causa.

Pokémon Card/Card Pokémon: São cards que representam os Pokémon que podem ser utilizados.

Pokémon League/Liga Pokémon: A Liga Pokémon, ou simplesmente “Liga”, é a reunião de jogadores de Pokémon TCG, geralmente semanal, de uma determinada região/cidade. Diferentemente dos torneios, as ligas são ambientes para jogos casuais, onde se “premia” os jogadores, apenas pelo fato de jogarem.

Pokémon Tool/Ferramenta Pokémon: São cards especiais de Treinadores, onde a mesma provem algum benefício ou maleficio para o Pokémon a qual o card é ligada. Cada Card Pokémon pode ter apenas uma Pokémon Tool ligada a ele, a menos que exista um card diga o contrário.

Pokémon-EX: São cards de Pokémon Básico que possuem significantemente um maior HP/PS em relação a maioria de outros Pokémon Básicos. No geral são cards que possuem melhores ataques e habilidades. Em virtude disso, nocautear um Pokémon EX rende duas Prize Cards ao invés de uma. Comumente, o meta é composto por cards desse tipo.

Prize Card/Prêmio (Pokémon): refere-se aos cards que são reservados logo no início da partida, e são comprados quando algum Pokémon do oponente é nocauteado. No geral são utilizadas 6 prêmios, e quando todos os prêmios são comprados, o jogador que as comprou ganha o jogo.

Professores (Pokémon): são fãs dedicados dos jogos de Pokémon que contribuem com seu tempo, a fim de organizar eventos e ensinar os novos jogadores do Pokémon TCG. Como muitos professores passam a ser juízes de eventos, eles devem demonstrar seu conhecimento de regras e sua habilidade para organizar eventos passando primeiro por um prova. Professores são terceiros independentes, isto é, eles não são funcionários, agentes ou contratados da Pokémon Company.

Rarity/Raridade: Refere-se ao símbolo que reflete a sua tiragem e/ou o quão fácil é tirar o card em um booster. Em Pokémon, as raridades são: comum (um círculo), incomum (um losango), e rara (uma estrela de cinco pontas). No Magic, a raridade é indicada pela cor do símbolo da expansão: comum (preto), incomum (prata), rara (dourada) e lendária (avermelhada).

RC/Candy (Pokémon): Não é muito comum, mas alguns players costumam chamar o card Rare Candy de RC ou apenas Candy.

Reach/Alcance (Magic): Uma habilidade que permite que uma criatura que não tem voar bloqueie outra que tem voar.

Reprinted card/Reprint/Reimpressão: São cards que já foram impressas/produzidas/confeccionadas em coleções ou expansões passadas daquele TCG. Quando o card é reimpressa, a versão antiga da mesmo card pode ser utilizada nos formatos "padrão" desde que as demais características (nome e efeito) permanecem inalteradas.

Reserva de mana (Magic): Quando seu mana é extraído, ele fica guardado na sua reserva de mana até ser gasto ou até a etapa atual terminar.

Resistance/Resistência (Pokémon): Representa quais tipos de Pokémon causam menos dano no Pokémon (no geral, menos 20 de dano).

Resistência (Magic): O segundo número no canto inferior direito de todos os cards de criatura. Diz quanto dano é necessário para destruir a criatura.

Retreat cost/Custo de Recuo (Pokémon): Refere-se ao número de energias que o jogador deve descartar para mover o Pokémon para o banco, quando o mesmo for ativo.

Revenge (Pokémon): Nocautear um Pokémon do oponente após um Pokémon seu ter sido nocauteado no turno anterior.

Rodar: A eficácia e rapidez em que o deck permite executar a estratégia planejada.

Rotação/Rotation: É o termo utilizado para designar quais coleções pertencem a quais formatos, afinal, novas coleções são lançadas constantemente.

Sacrificar (Magic): Algumas habilidades requerem sacrifícios. Uma permanente sacrificada é colocada no cemitério de seu dono.

Scoop/Concede/Conceder/Desistir: Desistir da partida enquanto se está jogando (geralmente por saber que não existe possibilidade de ganhar).

Scrub: É uma expressão para designar jogares que jogam mal, ou que não alcançam bons resultados em torneios (como eu).

Series/Séries (Pokémon): Refere-se ao grupo de expansões de uma certa geração de cards. Exemplo: Série HeartGold & SoulSilver Series, Série Black & White, Série XY e assim por diante.

Setup: A formação de cards principais do Deck no campo para executar a estratégia.

Shuffle/Embaralhar: Refere-se ao ato de juntar os cards e embaralha-las de forma aleatória.

Sleeves/Protectors: "Saquinhos" de plástico livre de ácido usado para proteger os cards de danos oriundos do manuseio. São ligeiramente maiores do que os cards e possuem frente transparente e verso geralmente fosco, podendo ter alguma estampa.

Sniping/Snipe (Pokémon): Quando um ataque causa dano em um Pokémon particular do banco.

Special Conditions/Condição especial (Pokémon): São resultantes de alguns ataques, ou até mesmo do efeito de cards Suportes ou Treinadores, que causam algum dos efeitos a seguir: Confuso (o Pokémon pode causar dano em si mesmo ), Dormindo, Paralisado (não pode atacar ou usar Habilidades), Envenenado e Queimado (o Pokémon sofre dano no entreturnos).

Speed/Velocidade: A velocidade com que o deck monta o seu setup.

Spread (Pokémon): Refere-se ao dano em múltiplos Pokémon.

Stacking: É uma expressão que se refere a uma trapaça de ordenar os cards do deck para que se tenha uma vantagem sobre o oponente. Evidentemente é ilegal.

Stadium card/Cards Estádio (Pokémon): São cards de Treinadores que possuem efeitos para ambos os jogadores e permanem em campo até que sejam des carddas por algum efeito ou por substituição de um, obrigatoriamente, Stadium Card com outro nome.

Stage 1 card/Estágio 1,  Stage 2 card/Estágio 2 (Pokémon):  Representam os cards que são colocadas acima do card correspondente de Pokémon Básico e card correspondente de Pokémon Estágio, respectivamente.

Stall: É uma expressão que se refere a uma trapaça de, propositalmente, o jogador realizar suas jogadas de forma mais lenta para que o relógio do torneio exceda o tempo. Evidentemente é ilegal.

Staple: Refere-se a um card que é essencial nos decks.

Summoning sickness/Enjoo de Invocação (Magic): Termo sarcástico usado para descrever a regra que criaturas que entraram no campo naquele turno (invocadas) não podem atacar naquele mesmo turno.

Supporter card/Suporte (Pokémon): São cards de Treinadores baseados em personagens existentes no jogo, anime ou mangá. O jogador pode jogar apenas um card de Suporte por turno, a menos que algum efeito de outro card diga o contrário.

TCG: Tranding Card Game é o termo utilizado para se referir um  jogo de cards de uma forma geral. Neste blog lidamos com Pokémon TCG, Magic the Gathering e Yu-Gi-Oh.

Tech: Algum card ou mudança pessoal que o jogador faz no deck, para torna-lo diferente ou para que rode de uma maneira melhor.

Terreno (Magic): Um dos tipos de card que representa o terreno do campo de batalha. Normalmente, eles geram mana.

Trainer Card/Card de Treinador (Pokémon): São cards que provém algum benefício ou permitem executar algum tipo de ação.

Trample/Atropelar (Magic): quando uma criatura com atropelar com poder igual a X é bloqueada por uma criatura com defesa igual a Y, se X for maior que Y, o jogador defensor recebe uma quantidade de dano igual à diferença de Y e X.

Turn/Turno: Consiste no período em que o jogador pode realizar suas jogadas.

Variants/Variantes: Refere-se aos diferentes decks baseados em algum tipo de card.

Vigilance /Vigilância (Magic): Um card com vigilância não precisa ser virado para atacar. Contudo, ele não pode atacar se estiver virada ou tiver enjôo de invocação.

Vintage (Magic): Formato que permite cards de todas as coleções válidas, e permite que os "9 Poderosos" sejam usados.

Virar (Magic): Colocar um card de lado, normalmente para representar que ele foi usado.

Weakness/Fraqueza (Pokémon): Refere-se ao dano extra causado por Pokémon do tipo específico marcado no card (No geral multiplicado por dois).

Wiff/Wiffing/Wiffar: É uma expressão que representa a utilização de um card sem sucesso.



REFERÊNCIAS:

WIZARDS OF THE COAST. Glossário. Disponível em:<http://magic.wizards.com/pt-br/game-info/gameplay/rules-and-formats/glossary>. Acesso em: 24 nov 2016.

XOXIM, Evandro. O Glossário de Pokémon TCG. Disponível em:<http://www.copag.com.br/pokemon/11589-2/>. Acesso em: 24 nov 2016.


ILUSTRAÇÕES:

Alph Litograph (Card da expansão HS - Triumphant do Pokémon Trading Card Game)


PARA CITAR ESSA POSTAGEM:

SOUZA, Natasha Alves Bêto de. Glossário. Brasília, 24 nov 2016. Disponível em: <http://diplomagic-unb.blogspot.com.br/2016/11/glossario.html>. Acesso em 24 nov 2016.

Um comentário: