segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Análise diplomática de massa documental

Professor Sycamore

Meus documentos!

Como solicitado pelo professor, iremos elaborar um plano de classificação e uma análise diplomática de um determinado conjunto documental.

E como dito pelo professor Araújo Júnior (2016), analisar uma massa documental peça a peça é simplesmente loucura. Devemos analisar conjuntos. E o que é classificação, senão reunir as coisas por suas semelhanças e separá-las por suas diferenças, criando conjuntos (CUNHA e CAVALCANTI, 2008)?

Numa primeira classificação, não nos atentamos para os tipos documentais nem nada do tipo. Foi simplesmente "de vista", reunindo os documentos com aspecto semelhante. É errado julgar um livro pela capa, mas e um documento?

"o modo de concepção e exposição do conteúdo [...] molda o conteúdo, tornando-o visível e inteligível"
(MIRANDA e SIMEÃO, 2002, p. 6)

"a informação tem seu texto presidido por um “modelo”. Por isso mesmo ele vem veiculado na espécie documental, que molda o texto segundo a sua natureza e a categoria do conteúdo que se quer transmitir."
(BELLOTO, 2002, p. 22)

"formatos básicos, que servem de modelo ou de paradigma no processo criativo [que] consequentemente são aceitos e copiados"
(MIRANDA e SIMEÃO, 2002, p. 6)

 Há alguns argumentos para julgar um documento só "de vista", e foi o que fizemos. Dividimos os 24 documentos em seis conjuntos. Caso queira visualizar os documentos no seu tamanho original, basta clicar na respectiva imagem.

Conjunto 01

Conjunto 02


Conjunto 03

Conjunto 04

Conjunto 05

Conjunto 06

Tendo dividido os documentos, selecionaremos o primeiro documento de cada conjunto para efetuar a análise diplomática proposta por Lopez (2012). Cabe citar que nossa análise será um tanto "falha" por não termos conhecimento do produtor dos documentos e suas respectivas funções. 

Rezende (2016) enfatiza bem isso, e ainda lembra que a função nunca é do documento, e sim de seu produtor. Portanto, podemos até denominar as espécies documentais de cada conjunto, mas só podemos especular acerca de suas funções e tipos documentais.


       Análise diplomática do conjunto 01
Denominação do documento: Ilustração emoldurada do triângulo impossível
Forma: cópia impressa
Formato e dimensões: folha avulsa tamanho A5
Suporte: papel sulfite
Gênero: iconográfico-textual (grande predominância do primeiro)
Validação: nenhuma marca ou sinal de validação aparente


       Análise diplomática do conjunto 02
Denominação do documento: Pedido de viagem virtual do sr. Joaquim T. Kirk
Forma: cópia impressa
Formato e dimensões: folha avulsa tamanho A5
Suporte: papel
Gênero: textual
Validação: timbre e endereço da empresa na parte superior do documento.


       Análise diplomática do conjunto 03
Denominação do documento: Tabela de preços de 1º de abril de 1997
Forma: cópia impressa
Formato e dimensões: folha avulsa tamanho A5
Suporte: papel
Gênero: textual
Validação: timbre e endereço da empresa na parte superior do documento.


       Análise diplomática do conjunto 04
Denominação do documento: Nota fiscal de venda aos consumidores Vinicius e Elisete Lima
Forma: cópia impressa
Formato e dimensões: folha avulsa tamanho A5
Suporte: papel
Gênero: textual
Validação: timbre e endereço da empresa na parte superior do documento, indicativo de série e número logo abaixo do endereço da empresa.


       Análise diplomática do conjunto 05
Denominação do documento: Ficha funcional do sr. Pedro Aurélio Figueiredo
Forma: cópia impressa
Formato e dimensões: folha avulsa tamanho A4
Suporte: papel
Gênero: textual
Validação: timbre e endereço da empresa na parte superior do documento, indicativo de número de registro logo abaixo da "foto" do sr. Pedro Aurélio Figueiredo.


       Análise diplomática do conjunto 06
Denominação do documento: Panfleto Torre do abismo
Forma: cópia impressa
Formato e dimensões: folha avulsa tamanho A4
Suporte: papel
Gênero: iconográfico-textual
Validação: timbre e endereço da empresa na parte inferior do documento


Tanto Lopez (2012) quanto Souza (2007) ressaltam que as funções do produtor do fundo é que devem ser a base para a classificação. Especulando o que o produtor faria com os documentos listados, elaboramos um quadro da classificação, seguindo o modelo do primeiro autor.

Fundo: MCeByte
Função Espécie Qnt. Datas-limite
Divulgação de produtos e serviços Panfleto 4 ???
Gestão de pessoal Ficha funcional 4 1996--1999
Criação de novos produtos e serviços Ilustração conceitual 4 ???
Venda de produtos e serviços Nota fiscal de venda ao consumidor 4 23/04/1997--28/04/1997
Pedido de viagem virtual 4 19/04/1997--25/04/1997
Tabela de preços 4 01/04/1997--01/04/1999

Finalizaremos nossa análise por aqui. Esta postagem poderá ser atualizada conforme a demanda do professor.



REFERÊNCIAS:

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. [Realidade brasileira das funções matriciais da Arquivística]. 16 mar. de 2016. Notas de aula da disciplina Arquivo Intermediário, ministrada no primeiro semestre de 2016 da Universidade de Brasília. 3 p.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, 2002. 120 p. (Projeto Como fazer, 8)

Classificação. In: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia R. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet De Lemos, 2008. xvi, 451 p..

MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira. A conceituação de massa documental e o ciclo de interação entre tecnologia e o registro do conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação , v. 3, n. 4, ago 2002. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/171/1/a%20conceitua%C3%A7%C3%A3o%20de%20massa%20documental.pdf>. Acesso em: 07 nov 2016.

LOPEZ, André Porto Ancona. Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores. In: MARQUES, José Antonio;  STAMPA, Inez Terezinha. Arquivos do mundo dos trabalhadores. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: Central Única dos Trabalhadores, 2012. p 15-32. Disponível em:<http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/Arquivos%20do%20Mundo%20dos%20Trabalhadores%20Colet%C3%A2nea%20do%202%20Semin%C3%A1rio.pdf>. Acesso em: 10 out 2016.

REZENDE, Darcilene Sena. [Comentários referentes à prova do semestre]. 04 de outubro de 2016. Notas de aula da disciplina Arquivo Permanente 1, ministrada no segundo semestre de 2016 na Universidade de Brasília. 1 p.

SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. A classificação como função matricial do que-fazer arquivístico. In: SANTOS, Vanderlei Batista dos; SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de (org). Arquivística: temas contemporâneos. Distrito Federal: SENAC, 2007, p. 125-171.


ILUSTRAÇÕES:

Professor Sycamore (Card da expansão Steam Siege do Pokémon TCG)


PARA CITAR ESSA POSTAGEM:

SOUZA, Natasha Alves Bêto de. Análise diplomática de massa documental. Brasília, 07 nov 2016. Disponível em: <http://diplomagic-unb.blogspot.com.br/2016/11/analise-diplomatica-de-massa-documental.html>. Acesso em 07 nov 2016.

Um comentário:

  1. Lembrando que trabalhamos só com as orientações da postagem visto que não houve aula presencial devido a ocupação da FCI, pelo que informaram.

    ResponderExcluir