segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Definindo os objetos e os critérios da análise


Chegou a hora de estabelecer os critérios das análises diplomática e tipológica, além de verificar se nosso objeto é válido para esse estudo.

Já defendemos o valor do card como documento arquivístico numa postagem anterior, agora, resta definir que autores e que critérios usaremos em nossas análises.

Pretendemos usar como referência as autores Bellotto (2002) e Duranti (1998), e tentaremos unificar os critérios listados por elas.

Nosso intuito é analisar um card de determinado deck. Caso seja necessário, é possível ampliar esse número analisando mais cards de outros TCGs. Para dar uma melhor ideia das espécies documentais presentes num TCG, temos uma postagem comentando a respeito de similaridades entre dois TCGs distintos.

Essa postagem, bem como as que foram citadas aqui, poderão ser atualizadas conforme a demanda do professor.



REFERÊNCIAS:

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, 2002. 120 p. (Projeto Como fazer, 8)

DURANTI, Luciana. Diplomatics: new uses for an old science. Lanham: Scarecrow Press, 1998.


ILUSTRAÇÕES:

Lanette's Net Search (Card da expansão EX Sandstorm do Pokémon TCG)


PARA CITAR ESSA POSTAGEM:

SOUZA, Natasha Alves Bêto de. Definindo os objetos e os critérios da análise. Brasília, 31 out 2016. Disponível em: <http://diplomagic-unb.blogspot.com.br/2016/10/definindo-os-objetos-e-os-criterios-da.html>. Acesso em 31 out 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário